google-site-verification=mAH9cICwEM2VlgnYpSEguicCMLflZ7yL8yTDO94IMhc Dente de siso
top of page

Dente de siso

Os dentes de sisos, popularmente chamados de “dentes do juízo”, são os últimos dentes a nascerem na arcada dentária em ambos os lados tanto superior quanto inferior. Geralmente seu nascimento se inicia a partir dos 16 anos de idade, e em função dessa erupção tardia na maioria dos casos o espaço disponível para sua erupção fica muito limitado.



Essa falta de espaço é o que justifica o quadro de dor e inchaço que esses dentes provocam, e quando conseguem nascer, geralmente ficam desalinhados e podem empurrar os dentes vizinhos, dificultando a higienização. Todo esse processo pode levar a quadros de inflamação e infecção dentária e gengival.


A extração desses dentes é feita pelo cirurgião dentista sob anestesia local, sendo que a melhor idade é entre 16 e 21 anos, período em que a raiz do siso não está completamente formada, o que facilita sua remoção. Portanto, não é necessária a espera de sua erupção completa, uma vez que torna a cirurgia mais complexa e ainda há o risco de empurrar e entortar dentes vizinhos com a falta de espaço para seu nascimento. Geralmente aconselha-se a remoção de todos os sisos em uma só cirurgia, pois assim o paciente passa por um só pós-operatório, com exceção de dentes com grau de complexidade maior que exigem um maior tempo cirúrgico.


Após a extração dos sisos, é normal que ocorra um certo inchaço, e para que ele seja o menor possível, o paciente deverá seguir corretamente os cuidados pós-operatórios do profissional para que a cicatrização ocorra com o mínimo de intercorrências, como inchaço, inflamação e infecção.



As principais recomendações pós-operatórias são:

  • Repouso total nas primeiras 72 horas;

  • Evitar cuspir nas primeiras 72 horas;

  • Evitar alimentos quentes e duros;

  • Alimentação líquida ou pastosa e preferencialmente gelada;

  • Manter higienização com escova macia e iniciar bochechos com enxaguatório bucal a partir do terceiro dia;

  • Compressas frias sobre o rosto próximo ao local da cirurgia nas primeiras 72 horas;

  • Tomar todas as medicações indicadas pelo profissional;

  • Evitar exercícios físicos por 7 dias.


Autora: Mariele Vidigal






















Mais informações clique aqui.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page